Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
MEDICINA ESTATAL/HIST []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:74 - (253)
Autor:Foucault, Michel.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Historia de la medicalización^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;11(1):3-25, 1977. .
Resumo:[...] Analisa o desenvolvimento do sistema médico e o modelo seguido no Ocidente a partir do século XVIII, com base em três aspectos: a bio-história, a socialização e a economia da saúde. A seguir, aprofunda-se no exame da história da socialização da medicina a partir do século XIX, adotando como referência o exemplo da França. Sustenta [...] que a medicina moderna é uma medicina social e, portanto, uma prática social desenvolvida na sociedade capitalista desde fins do século XVIII e princípios do XIX, o que determina a estruturação de três formas de medicina: a medicina estatal, a medicina urbana e a medicina do trabalhador. Analisando o desenvolvimento histórico e a vinculação de cada uma dessas formas com a estrutura social vigente na Alemanha, França e Inglaterra, define por que, a partir de fins do século XVIII e princípios do XIX, foi estabelecida uma medicina "burocratizada, coletivizada e estatizada" na Alemanha; a medicina urbana, com seus métodos de vigilância, na França; e a medicina do trabalhador na Inglaterra.(AU)^ies.
Descritores:MEDICINA ESTATAL/hist
MEDICINA SOCIAL/hist
SERVICOS URBANOS DE SAUDE/hist
MEDICINA OCUPACIONAL/hist
Limites:HISTORIA DA MEDICINA MODERNA
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/4839.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 391

  2 / 2
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:71 - (250)
Autor:Foucault, Michel.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La crisis de la medicina o la crisis de la antimedicina^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;10(2):152-170, 1976. .
Resumo:Analisa os problemas que afetam atualmente as instituições de ciências médicas e o exercício da medicina. Refere-se [...] à tese exposta por Ivan Illich, em seu livro "Medical Nemesis: The Expropriation of Health", bem como ao Plano Beveridge, de 1942, mas retrocede ainda mais em sua busca histórica da descoberta da origem da crise por que passa a medicina em todo o mundo. Por essa razão, remonta ao século XVIII, onde encontra as raízes da prática social da medicina. Destaca igualmente as fases por que passou a atividade médica desde então, e chega até os nossos dias para se referir ao que chama de economia política da medicina. Conclui que se deve conhecer melhor não tanto a crise atual da medicina, que considera um conceito falso, como o modelo de funcionamento histórico dessa disciplina a partir do século XVIII, para então saber-se até que ponto esse modelo é passível de modificações. (AU)^ies.
Descritores:POLITICA DE SAUDE/hist
MEDICINA ESTATAL/hist
Limites:HISTORIA DA MEDICINA MODERNA
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/4451.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 004



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3